22/12/2025 08:28

Algumas pessoas nos têm feito esta pergunta, porque consideram que precisam alguma ajuda, sem saber se buscam um psicólogo, um psicanalista ou um psiquiatra. Aqui eu vou apontar algumas diferenças entre estes três profissionais.
A categoria profissional
O psícólogo é um profissional que se formou em um curso de Psicologia aprovado pelo Ministério da Educação com habilitação de Psicólogo, o que é diferente de uma licenciatura, que permite ensinar Psicologia no Ensino Médio, mas não permite fazer atendimento clínico. A profissão foi regulamentada no Brasil desde 1962 e inclui vários campos de atuação como a psicologia clínica, psicologia escolar, avaliação psicológica, entre outras.
O psiquiatra é um médico com graduação em uma faculdade de Medicina reconhecida pelo Ministério da Educação e que se especializou em Psiquiatria, uma área da medicina que trabalha com diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. O psiquiatra é o único dos três que está habilitado a prescrever remédios.
O psicanalista é um profissional que estudou a psicanálise em um instituto de formação em Psicanálise como o Corpo Freudiano, Instituto Sedes Sapientiae, CEP, Instituto Langage, a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, entre outros. Ele pode ser um médico ou um psicólogo ou vir de outra formação acadêmica. A profissão de psicanalista não é uma profissão reconhecida e regulamentada no Brasil.
Regulamentação e Fiscalização
A profissão do psicólogo é regulamentada no Brasil e é regulada pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP e seus vários Conselhos Regionais. Para saber se um profissional é, de fato, um psicólogo, você pode pesquisar o nome dele junto ao Cadastro Nacional de Profissionais de Psicologia do CFP.
A profissão do psiquiatra também é regulamentada no Brasil e é regulada pelo Conselho Federal de Medicina - CFM e suas representações estaduais, os Conselhos Regionais de Medicina - CRM. Para saber se um profissional é, de fato, um médico e pode exercer a profissão, você pode pesquisar o nome dele na Busca por Medicos do site do CFM.
Por outro lado, a profissão de psicanalista não está regulamentada no Brasil e não é fiscalizada.
Bases teóricas
O psicólogo tem uma formação fortemente humanista e trabalha com tratamento psicoterapêutico abordando os comportamentos, emoções e percepções de seus clientes. Ele pode trabalhar clinicamente a partir de diferentes abordagens ou teorias, como a psicanálise, a teoria cognitivo comportamental (TCC), entre outras.
O psiquiatra é formado a partir do paradigma biológico e aborda os transtornos mentais sob a perspectiva de disfunções orgânicas, ou seja, considerando que existe lesão ou mau funcionamento em algum órgão do corpo.
O psicanalista tem uma formação ampla nas áreas de ciências humanas e artes, além de poder ser psicólogo ou médico. O psicanalista considera que o sofrimento mental é o resultado de conflitos inconscientes dos quais a pessoa não tem conhecimento.
Veja mais detalhes neste vídeo do canal Minutos Psíquicos:
Compartilhar perfil